sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reconhecendo o período fértil e infértil de cada mulher

Vivenciando o Método de Ovulação Billings nós percebemos que cada mulher é única! Por isso, não existe mulher "regulada". O ciclo menstrual é o período que vai do início de uma menstruação até o último dia antes do início da próxima. Ele pode variar a duração de mulher para mulher:
Ciclos curtos - duração de 19 a 24 das.
Ciclos médios - 25 a 35 dias.
Ciclos longos - 35 dias ou mais.Os ciclos longos são os ciclos das mulheres que estão amamentado, que deixaram de utilizar contraceptivos hormonais ou que estão na pré-menopausa.
Mas o que determina o tamanho de cada ciclo?
A duração do período pré-menstrual: não é a menstruação que atrasa ou adianta, é a ovulação!
Desta forma, no Método de Ovulação Billings conseguimos saber nosso período pré ovulatório, chamado de período de infertilidade e nosso período de fertilidade.
Vejamos o gráfico abaixo:

A parte em vermelho mostra o período menstrual.
Logo em seguida, inicia-se a fase infértil do ciclo: esse é o período pré-ovulatório. Ele se caracteriza por um padrão de sensações sem mudanças: a mulher pode se sentir seca e não observar nada. Ou ela pode se sentir úmida e visualizar um fluxo, que todos os dias é igual. Esse é o Padrão Básico de Infertilidade (PBI), que pode ser seco ou de fluxo. no Desenho acima está em verde (seco).
Passado esse período, inicia-se as atividades ovarianas e o período fértil. O padrão de fertilidade é um padrão de mudanças progressivas nas sensações e na observações. É nesse período que a mulher vai observar a presença do muco.
Ela passa a senteir-se pegajosa, molhada e escorregadia. O muco passa de algo turvo, espesso para algo transparente, e cada vez mais fluido até ter a consistência de clara de ovo (no gráfico esse período está marcado com o bebezinho). O último dia de sensação mais escorregadia é considerado o dia ápice - o dia provável da ovulação! A ovulação pode acontecer no dia ápice ou até 48 horas depois. Reconhecido o dia ápice, de 11 a 16 dias virá uma nova menstruação.
Assim, reconhecendo o Padrão de Infertilidade da mulher, é possível aplicar as regras para conseguir ou espaçar uma gestação! Falaremos sobre elas no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário